top of page

Engajamento: Você sabe reconhecer quando está engajado?

Atualizado: 14 de abr. de 2020

Nunca estivemos tão pouco engajados no ambiente de trabalho! Essa foi a conclusão em uma pesquisa que li ainda no ano passado.


Confesso, nunca me perguntei o que é de fato sentir o que é estar engajado. Como RH, a premissa do engajamento é manter as pessoas em seu trabalho, produtivas e com um baixo turn over.

Ok... mas quando falamos de #FuturoDoTrabalho, não estamos mais falando de que a principal métrica da Gestão de Pessoas seja a retenção de talentos e sim falamos sobre as pessoas darem seu melhor enquanto estiverem na empresa. E é aí que entra o tal do #Engajamento.


Curiosa (e estudiosa), fui entender um pouco melhor o que significa o tal do engajamento e veja só o que descobri:


Energia / Vigor


A medida aqui é como conseguimos ser resilientes, ter força e energia para lidar com os contratempos impostos no trabalho.


Quem nunca passou por um ou outro desafio?


Nunca me esqueço de quando precisei remar contra a maré para entregar um projeto em que meu chefe e a diretora da área confiavam e acreditavam no projeto, mas não tínhamos sponsorship de nenhuma outra área. No dia em que levei uma negativa de outra área para conseguir entregar o projeto, meu chefe só falou “Rê, eu sei que você vai achar uma alternativa”.

Fui ao banheiro, chorei (porque a gente não tem que ser de ferro) e quando estava pronta voltei para minha mesa e “voi-la”, 3 dias de trabalho para entregar A solução. Meu maior orgulho das realizações que tive até hoje!! Ah! Me rendeu até uma promoção!!


E se eu tivesse desistido? Jamais teria essa e outras histórias para contar

Dedicação/ Identificação


Quando engajados, não medimos esforços para fazer aquilo que precisa ser feito. Damos o melhor de nós mesmo... simplesmente porque... nos identificamos com aquilo... é aquela velha história de que quando gostamos do que fazemos, nem sentimos que estamos trabalhando.


Quantas e quantas vezes não entrei na madrugada movida por uma causa?


Uma vez, quando éramos apenas 2 pessoas na equipe para entregar um mega projeto, meu colega (e também amigo - é o que ganhamos em situações intensas!!) e eu, apesar de exaustos, queríamos dar o melhor de nós para fazer a virada salarial de +8.000 pessoas. Incansáveis e imbatíveis, podia virar até lema, mas virou um trabalho de marca registrada.


Absorção


Meu predileto, o #Flow... já ouviu falar?


O conceito ainda é um pouco novo, mas é aquele momento em que o mundo está caindo e vc não está nem aí pra hora do Brasil, está lá, em uma relação única com sua planilha, seu e-mail, seu artigo...


Aposto que existem alguns gatilhos para o flow. Eu, por exemplo, coloco fones de ouvido e já vou longe... e o pessoal percebe que estou longe mesmo quando começo a cantar (me julguem, rs)!


Bringing it all together


E você? Já percebeu quando está engajado? Sabe como ativar seu "modo engajamento"?


Às vezes, são poucos ajustes no dia a dia ou na forma como vemos uma coisa ou outra de nossa rotina e desafios. É aí que entra o Reposicionamento Profissional (e isso também é Transição de Carreira), te auxiliando a entender melhor o contexto em que vivemos e nos mover para estarmos de fato atingindo nossos objetivos.





Quer saber mais sobre Transição de Carreira?



Pronto para fazer a sua transição de Carreira?


A Transição de Carreira é um processo, que não acontece do dia para a noite, de autoconhecimento, endendimento do mercado e conexão de contatos.

Se você está pronto para dar o primeiro passo nesse processo, entre em contato.




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page