top of page

SE JOGUE NAS PLATAFORMAS

Freelas como opção de trabalho!


Hoje, reconhecemos principalmente as plataformas que surgiram para promover a ruptura do mercado: Uber, iFood, e outras que surgiram a reboque. E essas tem sido opções sim para profissionais que não conseguem ver outra forma de atuação que não a recolocação no mercado regular.

Porém, acho que já passamos da hora de olhar para outras plataformas, aquelas em que podemos sim agregar valor intelectual a partir do que desenvolvemos ao longo de nossa carreira.

Segundo o IBGE, estamos desde Fev-2016 com mais de 10 milhões de desempregados no Brasil e achar a sua tão sonhada vaga no mercado regular não será nada fácil, ou seja, vale olhar para seu conhecimento e competências e avaliar como você pode oferecer como serviço ao mercado.


Olhando pelo outro lado, temos centenas de milhares de Pequenas e Médias Empresas no Brasil, com uma representatividade de 27% do PIB nacional e mais de 50% da força de trabalho [cenário pré COVID-19] e me pergunto o quanto profissionais qualificados não conseguem dar suporte para esses negócios crescerem. É aí que vem a "servicificação" (prestação de serviços), tendência que surge em um contexto principalmente da Indústria 4.0.


Portanto, quando falo em minhas palestras que um dos pilares do novo mercado de trabalho é o "poder das plataformas", entendo que enquanto você procura por um emprego CLT, você pode sim permanecer produtivo (sem ser subutilizado intelectualmente) e existem diversas plataformas que servem como "vitrine" para freelancers, além de ferramenta de captação de clientes.


Confesso, entrei rapidamente nas plataformas, para poder indicar aqui e percebo que o primeiro grande cuidado que precisamos ter é de que elas são majoritariamente orientadas para o mercado internacional (o que é bom, paga em USD mas, não é tão bom para quem não tem domínio do idioma).


Um segundo cuidado, é de que as vagas são majoritariamente orientadas para o meio digital – programadores, designers, produtores de conteúdo, etc. - mas também, o que te impede de desenvolver esses skills?

Ficam aqui as dicas:

(e agradeço se puderem comentar suas experiências)


99Jobs (Brasil)

Cheguei a ver perfis de profissionais também para Telemarketing.


Crowd (Brasil)

Baseado nos pilares de Design, Tecnologia, Conteúdo e Mídias.


UpWork (em inglês)

> Cheguei a cadastrar meu perfil como consultora de RH, mas o perfil não foi “aceito” por não haver demanda na área de RH.


Freelancer (português com Jobs em inglês)

Apresenta um cardápio de atividades possíveis (e vc só pode escolher 20) – e também mostra o número de oportunidades abertas para essas atividades.


Getninjas (Brasil)

Não é um site dos mais intuitivos ou amigáveis, se comparado com os demais. É um site puramente brasileiro.


Fiverr

O site está todo em inglês e o processo de cadastro do perfil é um pouco mais complexo, requer que você já tenha uma estrutura de produtos, etc. Acesse a plataforma quando já tiver boas noções dos seus produtos.


Workana (America Latina – tem versão em Português)

Com muitos projetos em português


Rock Content (Brasil)

Plataforma para desenvolvedores de conteúdo (para o Marketing de conteúdo). Uma coisa bacana é que eles têm uma academia que forma os profissionais (e depois, se aprovados, são credenciados para trabalhar para eles). A formação por si só já é um aulão sobre as novas formas de se relacionar no mercado de serviços e ensina conceitos básicos de Marketing de Conteúdo.


Star of Service (Brasil)

Com um modelo em que você paga para entrar em contato com clientes que postam suas oportunidades, é a plataforma que mais uso.


Se você for apostar nessas plataformas, depois comenta aqui com a gente como foi sua experiência!!


Precisando de ajuda para se adaptar ao mercado??





Precisando de ajuda para se adaptar ao mercado??



34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page