top of page

Dá mesmo para trabalhar em um "Open Space"?

Atualizado: 14 de abr. de 2020

Eu particularmente sou fã de trabalhar em ambientes abertos, mas nem sempre ele é bem visto, principalmente por pessoas que precisam de grande concentração no trabalho e vêm nos ambientes abertos um grande problema para ter foco.


Há quem diga que os espaços abertos nos tornam mais colaborativos, incentivando a troca de experiências entre as equipes, mais do que necessário em ambientes de incentivo à co-criação para equipes que trabalham em organizações orientadas a projetos.


Por outro lado, há quem sinta sua privacidade invadida, ouvindo aquelas ligações barulhentas dos colegas, com consecutivas interrupções, entre outros pontos como listados por Aytekin Tank.


Há quem trabalhe em empresas que promovam o ambiente "Open Space", mas há também que escolha os ambientes abertos, o "3º lugar" por ter não conseguirem trabalhar em casa.


Para essa fórmula dar certo precisamos de algumas regras, sejam regras particulares ou para o convívio com aqueles que compartilham do mesmo ambiente conosco.

FÓRMULAS PARA DAR CERTO


Fone de Ouvidos


Desde quando precisei estudar para o vestibular em grandes salas de estudos ou bibliotecas me pergunto: O que é melhor: aquele som que você consegue prever ou não? Pois é, diríamos que a musica, com seu ritmo, não traz nenhuma surpresa como a de um caderno caindo no chão, do "clique clique" da caneta e é por esse motivo que incentivo o uso dos fones de ouvido.


Digo que os fones de ouvido nos fazem entrar no modo "Bolha" E, no meu caso, mesmo se eu não estiver ouvindo nada, me sinto completamente isolada do mundo lá fora e consigo me aprofundar na tarefa que tenho em questão. Faça um teste e veja como se sente.


Para isso, a dica é: se você quer falar com seu colega, mas ele está usando fones de ouvido, respeite o espaço dele, mande uma mensagem para conferir se ele pode ser interrompido e assim que der, saiba, ele vai te responder.


O que ouvir?


O Spotify traz até algumas playlists para se concentrar no trabalho, mas prefiro daquelas mais agitadas, no melhor estilo pop rock e, quem já trabalhou comigo sabe, quando estou no "modo concentração máster", até canto, rs.


A dica é: descubra qual é o estilo que te motiva e coloque o play!!


Lista de Tarefas


Tenha uma lista de tarefas a serem concluídas no dia, na semana ou no mês. Gosto de iniciar meu dia fazendo meu "to do list", em que passo a limpo as pendências do dia anterior e defino as ações do dia atual.


Método Pomodoro


Uma técnica que incentiva o foco e produtividade, é bastante simples de ser aplicada. Veja as recomendações do "Tomato Timer" :

- Escolha uma tarefa;

- Tire da frente qualquer possível interrupção (coloque o celular no modo avião, se possível);

- Programe um alarme por 25 minutos;

- Concentre-se nos próximos 25 minutos exclusivamente para essa tarefa;

- Ao final desse período, descanse por 5 minutos;

- A cada 4 ciclos faça uma pausa de 20-30 minutos;



RESPEITANDO OS COLEGAS


Falando um pouco mais alto?

Se você tem um tom de voz mais alto que a média ou percebe que vai entrar em uma ligação em que precise falar mais alto, procure por um ambiente mais reservado.


Comer na mesa?

Se sua opção é comer na sua estação de trabalho, tente optar por comidas que não tenham um odor forte.


Espaçoso?

Tente respeitar o espaço de seus colegas e manter suas coisas no seu próprio espaço. Caso tenha duvidas, veja essa lição.

Essa dica vale não só para espaços explícitos, mas também para is implícitos (e o fone de ouvido é uma boa maneira de perceber esse espaço).


E O FUTURO DO TRABALHO?


Para quem já entendeu como funciona a organização nesse Futuro do Trabalho, tem trabalhado de forma independente e remota, mobilizada por projetos, em mais de um papel ao mesmo tempo.


Se quiser descobrir "O que tem nesse Futuro do Trabalho?", leia aqui.


Se você ainda está no caminho para se redescobrir nesse futuro, está convidado a experimentar trabalhar em "Open Spaces" e contar pra gente a qui o que achou. Que tal?



Open Space: Um espaço que pode ajudar ou atrapalhar sua produtividade?


Pronto para fazer a sua Transição de Carreira?

A Transição de Carreira é um processo, que não acontece do dia para a noite, de autoconhecimento, endendimento do mercado e conexão de contatos.

Se você está pronto para dar o primeiro passo nesse processo, entre em contato.

Quer saber mais sobre Transição de Carreira?



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page