top of page

Manifesto - O que tem nesse Futuro do Trabalho?

Atualizado: 14 de abr. de 2020

Nessa Mudança de Era estamos confusos com o que precisamos fazer para nos transformar e sobreviver. Será?


Já tenho falado um pouco sobre o #FuturoDoTrabalho há um tempo, mas ainda não trouxe o conceito tão claro - e acho que ainda não está. Primeiro porque estamos em uma Mudança de Era (e não em uma Era de Mudança) e por isso ainda estamos entendendo o que acontece à nossa volta.

Tenho lido muitas teorias, mas vou falar hoje, no que estou chamando de "manifesto", sobre o que o que aprendi com a turma do Trabalhos Flexíveis naquela primeira vez em que ouvi falar sobre o tema. A live da apresentação está lá no Site da Encontre Saber do Facebook e é fundamentado em publicações de empresas como McKinsey, Deloitte e outras. Basicamente, elas falam de 3 Drivers de Mudança:


1 - Realidade Digital: Convergência em escala e de forma maciça.

Agora começamos a ouvir falar de convergência. Com tanta informação e acesso a ela que temos hoje, precisamos pensar em convergir tudo isso, conectar os pontos, compor de fato. Aqui, incluo que as competências de Escuta Ativa, Interpretação de Texto, Senso Crítico, citadas no estudo “Human Wanted” do RBC (Banco Canadense: Link).

Aqui, outro ponto que temos ouvido por aí é #Exponencial ou seja: Escala! Em um mundo globalizado, ganha-se força quando cria algo que pode ser escalável. Essa é a "sacada" das StartUps.


2 - Realidade Social: Os Millenials e nossa expectativa de Carreira.

Ainda preciso fazer a lição de casa aqui e não vou me aprofundar muito ainda, mas, segundo dito, o livro “The100-Year Life" cita nossa expectativa de vida e a expectativa de duração de nossas carreiras - trabalharemos pelo menos até uns 70 anos (ou seja, eu até agora vivi apenas 1/3 de minha carreira). Para ter essa longevidade em nossa carreira, precisaremos nos reinventar (até porque, as tecnologias estão acelerando essa necessidade). Teremos 2 ou 3 grandes rupturas de carreira e já começamos a ver por aí o termo #CareerPivot. Outro ponto bacana é de que começamos a falar também de composição de profissões diferentes, posso ser uma Gerente de RH E Fotógrafa. O Murilo Gun também explora esse tema quando fala sobre "A Era da Poligamia”. E aqui temos a margem para falar sobre o Trabalho em Rede, quando você assume papéis completamente diferentes mas em paralelo na linha do tempo.


Em um paralelo, no estudo do RBC, ao invés de competir com a Tecnologia, esteja preparado para se reinventar trabalhando com ela e, das competências para isso, o Trabalho Remoto, Resiliência, Serlf-Awareness (aaaaah, o Mindfulness e a meditação…) e a Prontidão para Lidar com a Mudança (tem cara de psicologia positiva aqui!).


3 - Poder do Mercado: Um novo mercado de trabalho, com players diferentes

Entram como novos players os profissionais de plataforma, freelancers e até a IA. Aqui, fala-se de trabalho por projeto (de novo carinha de Trabalho em Rede por aqui!!). Nessa realidade, deixamos de ter o sobrenome das empresas em que trabalhamos e passamos a ser conhecidos por aquilo que fazemos, pelos papéis que assumimos.


Vale lembrar que nós humanos continuamos a ocupar um papel fundamental. Por mais que as máquinas ocupem cada vez mais um papel no trabalho, sempre há a necessidade de alguém fazer sua manutenção, por exemplo. Em sua experiência, a Tesla comprovou que não se vive só com máquinas. As máquinas não ocuparão um lugar de raciocínio critico, cabe a nós, humanos, se posicionar com Imaginação e Criatividade, e Estratégia, como diria a Harvard Business Review.


Para já, também recomendo a Receita que o @Marcelo Tas deu lá na Radio CBN: "Para se diferenciar, comece agora a ler um livro!”


Aqui, nasce esse site/blog: Renata Almeida > Thinking on Future


O propósito? Conectar Pessoas e Empresas ao Futuro do Trabalho!


Clique aqui para ler mais sobre o Futuro Do Trabalho!

Renata Almeida > Thinking on Future
Uma Boa Ideia: Renata Almeida > Thinking on Future


Pronto para fazer a sua Transição de Carreira?

A Transição de Carreira é um processo, que não acontece do dia para a noite, de autoconhecimento, endendimento do mercado e conexão de contatos.

Se você está pronto para dar o primeiro passo nesse processo, entre em contato.


Quer saber mais sobre Transição de Carreira?


140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page