Das Dimensões do Futuro do Trabalho que tenho falado aqui, é mais fácil visualizarmos o impacto para nós, pessoas [CPF] e percebo principalmente como consigo contribuir nesse processo de transformação. Porém e para as empresas? Nesse aspecto fica mais difícil ter essa clareza. Pois bem, por que não estudar a prontidão das empresas (e dos profissionais) para esse Futuro do Trabalho?
As Dimensões do Futuro do Trabalho
Em meu manifesto, considerando um apanhado de teóricos e teorias, cheguei a 3 drivers para o Futuro do Trabalho, sendo eles: A Realidade Digital (os passos para a convergência em escala), Social (as mudanças nas carreiras e a poligamia profissional) e o Mercado (novos players: profissionais de plataforma, freelancers e IA).
Conceitos como o desenvolvimento de competências chamadas Soft Skills, a "Pivotagem" de carreira, o empreendedorismo estão cada vez mais próximos de nosso dia a dia.
Estamos prontos para essa transição?
Temos hoje 4 diferentes gerações no mercado de trabalho, algumas mais conservadoras, outras menos, o que pode impactar no processo de adaptação ao Futuro do Trabalho.
Às novas gerações, a "volatilidade" e interesse em não permanecer por tanto tempo em um só lugar, flexibilidade inata que facilita uma adesão ao modelo sugerido pelo Futuro do Trabalho. Para outros, a mudança "forçada" por um movimento do mercado e uma taxa de desemprego que atinge mais de 12 milhões de brasileiros.
Em contrapartida, as empresas estão prontas para contratar profissionais já seniores em suas antigas carreiras e que estão a fim de dar um back step para migrar de área? Estariam prontas também para contratar profissionais Part Time ou "Intermitentes"?
Considerando a incerteza do tamanho do passo que precisamos dar e, ainda mais, como daremos esse passo, estou estudando sobre a "Prontidão do Mercado para o Futuro do Trabalho".
Vocês verão por aqui e na minha timeline do LinkedIn enquetes sobre os mais variados tópicos que abordarei em minha pesquisa e conto com a contribuição de cada um para podermos tornar esse Futuro cada vez mais próximo e palpável. Que tal?
Pronto para fazer a sua Transição de Carreira?
A Transição de Carreira é um processo, que não acontece do dia para a noite, de autoconhecimento, endendimento do mercado e conexão de contatos.
Se você está pronto para dar o primeiro passo nesse processo, entre em contato.
Quer saber mais sobre Transição de Carreira?
Leia: Identidade
コメント