VERGONHA DA DEMISSÃO
- Renata Almeida

- 26 de set.
- 2 min de leitura
Demissão é daqueles temas-tabu...
Parei pra contar recentemente e já fui demitida mais vezes do que gostaria de admitir…
A tendência é associar a demissão à falta de competência, incapacidade, fracasso… e, o que torna tudo mais difícil é a dificuldade em se recolocar e o receio de ficar sem dinheiro…
@ Cristiano Ferraro, quando foi meu chefe, com seu sotaque italiano carregado falou “Rê, todo mundo vai ser demitido um dia, é natural”.
Bom, desde a época em que trabalhamos juntos, passei pelo drama do desemprego ao menos 2 vezes, levando quase um ano entre uma recolocação e outra.
Hoje, o que poderia vir com uma roupagem de “lá vamos nós “again”, virou uma baita oportunidade para dar o play em um plano que vem sendo construído e consolidado desde 2018: ter minha consultoria, atuar como psicóloga para apoiar pessoas no contexto de trabalho e, o melhor: fazer meu mestrado!!!
O que aprendi nessa jornada:
Você é o dono da sua carreira!!
Não terceirize essa responsabilidade para as empresas, recrutadores, IAs e algoritmos.
Ser empreendedor não é fácil, mas é um caminho melhor do que ficar no aguardo
Networking: mais da metade das minhas re colocações, e ainda mais na última década, aconteceram por meio do meu networking
Auto estima é tudo
Aquela renata que foi demitida em 2018 só era a pessoa certa no lugar errado. Nos altos e baixos pelos quais passamos na carreira, é sempre importante lembrar dos feedbacks positivos que já tivemos. A prova social, trocas, conversas ricas e conexões, além de te lembrarem de quem vc realmente é, quais são as suas capacidades e competências, também se tornam um ativo para abrir portas a novas oportunidades.
Planejamento de vida e carreira
Planejar leva tempo, consome energia, e envolve cenários, e existe uma fórmula para investir na carreira
Conhecimento: tenha clareza do que você faz bem, e que também te faz bem - pensar nos seus gatilhos para estar em Flow ajuda
Autoridade: construa uma autoridade e isso leva tempo, ao menos xx meses. Entenda como autoridade o fato de ser conhecido e reconhecido pelo que você sabe e conhece
Networking: seja intencional ao cultivar seus relacionamentos. Conheça e reconheça pessoas, procure por redes e associações para gerar oportunidades de troca. Queira ensinar mais do que aprender, sem querer nada em troca… os frutos virão quando alguém souber de uma vaga, identificar uma oportunidade, que “tem a sua cara”
Antecipe-se! Não espere ter um problema !!
E agora?
Fique por um tempo afastada do Linkedin, e fiquei surpresa em ver tantos comentários com “mais do mesmo”, no sentido de profissionais qualificados procurando - já num clima de desalento - praticamente implorando por uma oportunidade. É triste, mas é honesto, humano, e real…
Para essa turma, se vale uma dica, nunca é tarde: seja dono da sua própria carreira e transforme desafios em oportunidades!
Descubra “Como investir na carreira” aqui na [re]think.people.
Conheça a autora
Renata Almeida é Psicologa, mestranda em administração patrocinada pela CAPES e fundadora da [re]think.people, consultoria especializada em conectar pessoas e empresas ao futuro do trabalho.





Comentários