top of page

DIA DO TRABALHO OU DO TRABALHADOR?

O que devemos celebrar esse dia?


Nascida e criada em São Paulo, aprendi que no dia 1º de Maio celebramos o Dia do Trabalho. Em Santa Catarina, pelo 4º ano, vejo a comemoração do Dia do Trabalhador.


O que é mais correto celebrar nesse dia? É o que me pergunto todos os anos. Na dúvida, nesse ano, silenciei para refletir.


Estudando sobre carreira, não posso ignorar o estudo sobre trabalho – apesar de não ter me aprofundado no tema.


Por hora, para mim o termo que melhor define carreira é de que se trata do “Desdobramento da sequência de experiências de trabalho no decorrer do tempo” (Arthur, Hall, & Lawrence, 1989).


Segundo Karl Marx (raiz, hein?!?) trabalho por sua vez seria a atividade que emprega força para produzir um meio de sustento.


O que seria então do trabalho voluntário, o trabalho materno, o trabalho doméstico ou até o trabalho de procurar um emprego? Essas atividades também deveriam ter sua dose de reconhecimento.


No início da semana um post nas redes sociais me chamou atenção: “Sexta é feriado. Oba! Ops, tô desempregado”


Enquanto não tenho uma resposta clara sobre o que de fato deve ser considerado trabalho, diria ao meu amigo do post em alto e bom som: Celebre esse dia. Ele também é seu, trabalhador!


Já quanto ao descanso, espero que também aproveite e use os demais dias para ser sim produtivo (mesmo que não remunerado) e, quem sabe, ser dono da sua própria carreira. Quer algumas dicas? Leia aqui!


Pronto para fazer a sua Transição de Carreira?

A Transição de Carreira é um processo, que não acontece do dia para a noite, de autoconhecimento, entendimento do mercado e conexão de contatos.

Se você está pronto para dar o primeiro passo nesse processo, entre em contato.

Quer saber mais sobre Transição de Carreira?



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page