Descubra o que fazer já enquanto procura por um emprego!

Atualizado: 14 de abr. de 2020

Não são poucas as pessoas que conhecemos ou que cruzam com a gente na timeline do LinkedIn e estão procurando por emprego, não é?

Uma coisa é certa, a crise financeira (que é uma questão Global, não só do Brasil) e a substituições de profissionais por ferramentas automatizadas dá a sensação de um enxugamento das oportunidades.


Se você é um desses tantos milhões de “desempregados” já pensou em se reinventar e fazer uma #TransiçãoDeCarreira de verdade? Talvez essa seja a hora! Do que tenho visto não falta trabalho para quem está disposto a se reinventar!


Também conhecido como #CareerPivot, a transição de verdade já é uma tendência e, pensando na velocidade do mercado de trabalho aliado ao tempo de carreira que teremos, comece agora a pensar nessa alternativa para não ficar pra trás no #FuturoDoTrabalho!

Aqui 6 dicas de o que fazer enquanto não acha seu novo emprego (e talvez nem queira ele depois):


1. Faça uma agenda de trabalho: não é por que você está em casa que você não precisa trabalhar. Faça uma agenda de trabalho e reserve pelo menos metade desse tempo para desenvolver sua marca pessoal. Seremos reconhecidos pelo que a gente faz e não pela empresa aonde trabalhamos. se quiser algumas dicas, a Juliana Saldanha tem feito um trabalho bem legal que acompanho no feed do LinkedIn;


2. Descubra o que gosta de fazer: em nosso dia a dia nem sempre gostamos de 100% do que fazemos. Você já pensou sobre o que realmente gosta e te deixa satisfeito? Que tal usar isso a seu favor? Reflita sobre as competências que desenvolveu enquanto trabalhava e como você pode usa-las (todas ou uma parte) para trabalhos pontuais;


3. Ofereça seus serviços como um #ProfissionalIndependente em plataformas para freelas: Já são muitos os sites que podem ser vitrine para você oferecer seus serviços. Com pouco investimento (ou nenhum) inicial, você pode pagar taxas relativamente baixas para ter um “matching” com clientes como no site Star of Service ou se cadastrar no Workana (ainda preciso conhecer melhor, confesso);


4. Use outra parte do seu tempo para estudar: são diversas as plataformas de cursos e treinamentos gratuitas. Minha preferida é o Coursera (faço parte do grupo de tradutores voluntários, inclusive!!) e recentemente fiz uma formação em Produção de Conteúdo pela Universidade Rock Content!


5. Estimule seu cérebro: Prepare desde já as competências que você precisará para manter seu lugar no #FuturoDoTrabalho. Senso crítico e compreensão de texto são peças chave para se diferenciar. Ler um livro, jogar sudoku, etc. estimula nosso cérebro a se manter rápido e ativo.


6. Faça contatos!: os contatos ajudam e muito na estratégia de divulgação de seus serviços e valem não só os contatos online mas também os presenciais. Já são muitos os grupos de discussão que se encontram por aí, como os @InconforMAKERS ou pelos próprios coworkings como o @StationBC com o Empreefeirinos (e é de graça!!). Trabalhos voluntários ou a baixo custo no inicio também podem ajudar muito a divulgar sua marca!


Claro, você não precisa abrir mão de voltar a procurar por um emprego regular, reserve um tempo na agenda para essa busca também, mas é sempre bom ter um plano B na manga para não ser pego de surpresa novamente.


Você já segue alguma dessas dicas? Compartilha com a gente como tem sido sua experiência.


Curioso para conhecer mais sobre o #FuturoDoTrabalho? Veja meu manifesto aqui


Veja também o que eu estou fazendo para me reinventar!



O que fazer enquanto procura por um emprego? O que não dá é para ficar parado!


Pronto para fazer a sua Transição de Carreira?

A Transição de Carreira é um processo, que não acontece do dia para a noite, de autoconhecimento, endendimento do mercado e conexão de contatos.

Se você está pronto para dar o primeiro passo nesse processo, entre em contato.


Quer saber mais sobre Transição de Carreira?

Leia: Metade da Vida em Transição de Carreira

Leia: Identidade


#FoodForThought #FuturoDoTrabalho #FutureOfWork #HRLab #Exponentials #CareerPivot #TransiçãoDeCarreira #ProfissionalIndependente #TrabalhosFlexiveis #HomeOffice

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo